quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Individualidade X individualismo

Essa questão apareceu na minha vida nesse momento, nunca tinha pensado que existe essa diferença, até eu me deparar com ela e ter que definí-la, para poder argumentar sobre.
Como sempre joguei no Google, apareceu vários textos, vou falar um pouco sobre o assunto com a ajuda deles, mas antes vou colocar a definição pelo dicionário eletrônico.
INDIVIDUALIDADE: o todo do indivíduo ou do ser, qualidades particulares do indivíduo.
INDIVIDUALISMO: sistema oposto ao de associação.
Nota-se que a diferença entre eles é gritante, mas a confusão no nosso dia-a-dia é comum, na ânsia que temos de manter a nossa identidade. Como é possível ver, é possível manter a individualidade sem individualismo.
Individualidade é a nossa personalidade, nossa maneira de ser, como vemos o mundo, ideologias que simpatizamos, é ter consciência disso tudo e preservar o que, disso tudo, desejamos. O individualismo é o não relacionar o que temos, não nos deixarmos fazer parte de algo, ou não permitir que entrem no nosso mundo.
O individualismo é uma doença, mas a individualidade, que representa nossa identidade física e psíquica, deve ser preservada, pois é uma fonte de saúde da mente.

Individualismo tem a ver com egoísmo, com pensar sempre no melhor para você mesmo, em detrimento das necessidades das pessoas que te cercam. Individualidade tem a ver com sua personalidade, com aquilo que você é.
O Individualismo é uma teoria segundo a qual cada pessoa deve usufruir a máxima liberdade e responsabilidade para determinar seus objetivos, escolher os meios de alcançá-los e agir de acordo com tais pressupostos. Sustenta a autodeterminação, a auto-suficiência e a liberdade irrestrita do indivíduo. Ser individualista é não olhar pro outro, não dialogar, não respeitar limites nem deveres. É olhar só pra dentro e ainda assim não ver o que está dentro.
Enquanto na individualidade, se vive com os outros, divide-se sua vida com os outros, porém se continua sendo a mesma pessoa. O que só é possível quando se tem segurança do que se é, e isso só o autoconhecimento dá. É saber que é uma parte única pertencente à um todo.

Tem se ouvido tanto que nos relacionamentos é preciso manter a individualidade, mas a linha é tênue e facilmente pode ser confundida. Quem é individualista não possui relacionamentos e não consegue levá-los adiante... A pessoa que tem consciência de sua individualidade entra num relacionamento por inteiro, pois sabe que é completo, e um todo indissociável, completando com toda a sua essência um quadro inacabado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário