domingo, 28 de março de 2010

Felicidade burra

A ignorância é prima-irmã da felicidade!
Tenho ouvido algumas vezes essa frase pouco encorajadora para alguém que ama o conhecimento e a sua busca. Não que eu não acredite nela, sinceramente, acredito que as pessoas que procuram ignorar o mundo a sua volta e que fecham os olhos para o que acontece além do seu pequeno mundinho denominado umbigo, sejam mais felizes do que pessoas que como eu sempre buscam o melhor em relação à tudo. Qual a razão para a busca de tanto conhecimento? Para se questionar? (esse assunto já foi tratado e será tratado tantas outras vezes aqui), quem ignora o pensamento de outras pessoas e não se pergunta se a sua maneira de pensar está realmente correta, não está aberta à mudanças. Mudanças são algo que não podemos fugir. Estamos num mundo que caminha à passos de Usain Bolt. Se ficarmos estagnados seremos atropelados por um avalanche que nos moverá de forma violenta nos fazendo dar um salto para o futuro, o que doerá bem mais quando isso acontecer. E não venha me dizer que não acontecerá, porque acontece com todo mundo. Quem não está aberto à novos conhecimentos, novas vivências, fica impedido de ver o mundo com outros olhos. Sou apaixonada por filosofia, principalmente a de não-filósofos. Poucos livros me tocaram tanto quanto o "O Mundo de Sofia", livro direcionado para jovens, mas que quando terminei de lê-lo minha maneira de ver o mundo e as pessoas foi totalmente mudada. Descobri que cada indivíduo carrega um livro dentro de si, sua biografia, que é riquíssima, porquê carregada a representação que cada um teve de suas vivências e o que cada um fez com elas, algumas vivaram cicatrízes, outras resvoltas, uns endureceram amocionalmente, outros amoleceram...mas todos aprenderam. Pena que poucos sabem o quanto cada fato contribuiu para serem quem são. Poucos olham para o passado e recolhem seus ensinamentos, que mesmo sem eles os entenderem e se modificarem através dessa aprendizagem, estão ali cravados na personalidade atual de cada um. Na minha concepção não existe maior felicidade do que saber que hoje não sou a mesma de ontem. Viciei-me nisso, é minha droga, é ela que me tira do meu estado normal e que me dá euforia, e o melhor de tudo, sem danificar meu cérebro, pelo contrário, o fazendo expandir-se. Portanto, não é preciso ir longe para adquirirmos conhecimento, é só observar-se, observar o mundo a sua volta e como ele funciona, assim como nós mesmos...TODOS temos a nossa própria felicidade. Mas assim recomendo aos que nunca provaram...Abram a mente e sintam o conhecimento entrar e espalhar felicidade por todas as células.

DOMINGO DE CHUVA: bom para ler um livro, ver um filme e se entorpecer de conhecimento.

Um comentário: