sábado, 1 de maio de 2010

Deixa estar, jacaré...

Sou viciada em algumas frases. Algumas eu vibro cada vez que posso usá-las, normalmente elas se modificam, são jargão de um grupo no qual convivo e, às vezes, carrego para outro grupo. Normalmente são frases criadas num fim de semana animado com a galera, numa festa, enfim, em alguma junção, porém essas frases, frequentemente, só duram até a próxima reunião. A que perpetua à anos na minha mente e a melhor de todas é a "deixa estar, jacaré, um dia a lagoa há de secar os peixinhos hão de morrer...". Essa frase é epidêmica, eu começo e outras pessoas, que estão ao meu redor, terminam. Quando eu vejo, já estou ouvindo em outras vozes e a contaminação continuando. Hoje resolvi buscar a origem na internet, não achei muita coisa, mas o Sr. Google me ajudou.
"Em uma lagoa que habitavam, umas rãs eram consumidas por um jacaré e corria o risco de extermínio da espécie. Um dia as rãs, preocupadas com a voracidade do jacaré, pediram aos deuses que as livrassem do monstro, visto que as rãs permaneciam assustadas e não tinham condições de sobrevivência. Os deuses, querendo acalmar as rãs responderam: deixa estar jacaré , a lagoa há de secar. Imediatamente, mandou uma grande seca, deixando a lagoa secar totalmente, causando a morte do jacaré por inanição. As rãs por serem anfíbios e pequenos animais se localizaram nas brechas das rachaduras da lagoa" (fonte: http://instrumentalbrasil.com/chapadadoararipe/2009/05/18/deixa-estar-jacare-que-a-lagoa-ha-de-secar-por-pedro-esmeraldo/)
Sempre uso essa frase quando me estresso com alguém ou alguém estressa quem eu gosto, daí lá vem: DEIXA ESTAR, JACARÉ... junto com uma palavra que eu amo: ABSTRAI...
De repente noto que descobri um segredo de bem viver: fixar no que é real, se afastando da representação e deixar para Deus resolver o resto.
Minha gastrite agradece.

Um comentário:

  1. Melhooooor de todaaass disparadooo!!!hahaha!!!Já virou minha filosofia de vidaaaa!!! \o/ O "Deixa estar" pode salvar vidaaas..!!!
    ;D
    Bjinhusss infiniiitoosss!!!

    ResponderExcluir